:

domingo, 29 de janeiro de 2012

0

Caneta engolida passa 25 anos no estômago de uma mulher e ainda é utilizável

Segundo o relato de um caso médico muito incomum, uma caneta pode facilmente vencer o ácido do nosso estômago.
O caso é de uma mulher britânica de 76 anos, enviada a um especialista gastrointestinal por causa de perda de peso e diarréia.
Ela foi diagnosticada com diverticulose severa, uma condição que é comum em pessoas mais velhas, causando inflamação por causa de pequenas bolsas que são empurradas para fora do cólon.
Mas, quando os médicos fizeram um teste de verificação, eles notaram algo estranho: um corpo estranho linear no estômago da mulher. Sendo assim, os profissionais perguntaram a ela sobre isso, que se lembrou de acidentalmente engolir uma caneta 25 anos atrás (caso você esteja se perguntando, dentaduras e palitos são dois dos itens mais comuns que os adultos ingerem acidentalmente, não canetas).
Segundo o gastroenterologista Dr. Oliver Waters, autor do relato do caso, a mulher disse que engoliu acidentalmente a caneta quando caiu de escadas enquanto usava a caneta sem tampa para cutucar um ponto de suas amígdalas.
Ela contou ao seu marido e ao seu médico o que tinha acontecido, mas eles foram céticos em relação à história. Raios-X feitos na época voltaram normais e não encontraram vestígios da caneta. Mais de duas décadas depois, uma nova imagem revelou o acidente: a caneta.
Embora os problemas digestivos da mulher não tenham nada a ver com a caneta, os médicos decidiram removê-la de qualquer maneira. A lógica usada foi um caso antigo de uma criança que acidentalmente engoliu uma caneta esferográfica que furou seu intestino.
Incrivelmente, a caneta da britânica ficou 25 anos em seu estômago sem causar danos significativos ao seu trato gastrointestinal. Após um banho de ácido por duas décadas e meia, a caneta ficou corroída e o plástico esquisito, mas, surpreendentemente, ela ainda tinha tinta utilizável e dava pra escrever com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário